27º Prêmio Ângelo Agostini

http://4.bp.blogspot.com/_pMkgBqB9Y4Q/TSxQlR3YUoI/AAAAAAAAFmY/fHF6dnPKW4Y/s1600/AAcervantes.jpgA Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e o Instituto Cervantes, com o apoio do Coletivo Quarto Mundo, da Comix Book Shop e da Inarco Internacional, promovem a entrega do 27º Premio Ângelo Agostini, aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2010.

Ângelo Agostini foi quem realizou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, que duraria nove capítulos pelo traço de Agostini.

O evento foi criado em 1984, como O DIA DO QUADRINHO NACIONAL, para marcar a publicação do primeiro capítulo de “Nhô Quim” e homenagear os melhores artistas do ano anterior e destacar os mestres do quadrinho nacional.
Através da votação realizada entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais, foram eleitos:

Melhor Desenhista – Hélcio Rogério
Melhor Roteirista – Marcos Franco
Melhor Cartunista – Marcio Baraldi
Melhor Lançamento – Bando de Dois (Editora Zarabatana)
Melhor Lançamento Independente – Lucas da Vila de Sant´anna da Feira
Melhor Fanzine – QI (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme Cortez – José Salles (Editora Júpiter II)
Mestres do Quadrinho Nacional: Dag Lemos, Eduardo Vetillo, E.C. Nickel, Elmano Silva e Novaes

O evento também é um momento de encontro entre grandes artistas, jovens talentos e fãs da arte desenhada e tem a programação a seguir:

13h Abertura do espaço do Coletivo Quarto Mundo e da Comix Book Shop
13,30h Abertura da Exposição “Ângelo Agostini Invade o Instituto Cervantes”
14h Palestra: “O Universo da Turma da Mônica Jovem” com Marcelo Cassaro e Petra Leão
15h Entrega dos Prêmios Ângelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2010

Durante todo o evento:

Criação de uma HQ coletiva gigante (os presentes serão convidados a desenhar uma seqüência de uma HQ, com tema escolhido no início dos trabalhos).

A festa será realizada no dia 05 de fevereiro de 2011, sábado, a partir da 13h, no Espaço Cultural Instituto Cervantes, Avenida Paulista, 2439, (próximo à Rua da Consolação). Maiores informações pelo telefone: (11) 3987-9609.
A entrada é franca e todos estão convidados!

Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do
Estado de São Paulo (AQC-ESP)
www.aqcsp.blogspot.com

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...