Adriano Siqueira entrevista Eric Novello

Olá pessoal,

A entrevista de hoje é com o escritor e organizador Eric Novello.

Com o seu novo lançamento Meu Amor é um Vampiro ele mostra que, para fazer sucesso, você precisa ser original, estar atento as novidades do mercado, ser ativo e ter sempre muitos amigos. Eric é uma ótima pessoa e sempre foi muito sincero em seu trabalho e os seus textos são sempre muito realistas.

Uma grande abraço para o Eric e apreciem a entrevista!

Abraços

Adriano Siqueira


1 – Quais foram os seus livros mais recentes?

Eric Novello – Meus dois romances foram publicados em 2004 e 2005. Depois disso, fui fazer escola de cinema e aproveitei esse tempo para amadurecer meu texto, dando uma sumida proposital. Por isso, meus trabalhos mais recentes são contos publicados em duas coletâneas coletivas. O Cheiro do Suor é uma história policial noir em que o personagem principal é um lobisomem, e foi publicado na Imaginários vol. 2 (Editora Draco). Fogo de Artifício é uma fantasia urbana que mostra um detetive mago investigando crimes cometidos por versões sombrias dos personagens de Alice no País das Maravilhas, e saiu na coletânea Paradigmas 1 (Editora Tarja).

2 – Sobre o Livro “Meu amor é um Vampiro” Está é a sua primeira Antologia que você Organiza?

Eric Novello – Já havia organizado com dois autores a coletânea que se transformaria mais tarde dos dois primeiros volumes da coleção Imaginários. (http://editoradraco.com/2009/10/imaginarios-volume-2/) Mas Meu amor é um Vampiro teve um ar de novidade porque foi a primeira vez que uma editora me procurou para encomendar um projeto, trazendo a proposta inicial para que eu a desenvolvesse.

3 – Como surgiu está ideia?

Eric Novello – Vampiros movimentam o mercado literário no mundo inteiro, e no Brasil não é diferente. Quando os editores da Draco, Erick Santos e Janaína Chervezan, me procuraram para falar do projeto, a escolha do vampiro como tema do primeiro livro veio de forma natural, devido à sua visibilidade. Queríamos, logo de cara, apresentar a coleção para o maior número possível de leitores. Vimos também que o romance paranormal, ou romance sobrenatural (como preferimos chamar), ainda está em segundo plano no Brasil, a grande parte do material é tradução. Havia uma grande carência de autoras nacionais dentro do gênero. Uma das poucas que se assume como tal é a Nazarethe Fonseca, pois o restante aposta forte no terror. Então surgiu a ideia de reunir as maiores autoras nacionais de literatura juvenil e vampiresca num único livro. Uma coletânea escrita por mulheres para leitoras mulheres. Depois de escolher o time de veteranas, pedi aos editores para abrir espaço também para novas autoras, e eles toparam na hora, já que faz parte do perfil da Draco buscar a renovação. Com isso chegamos ao time de ouro: Giulia Moon, Helena Gomes, Rosana Rios, Nazarethe Fonseca, Regina Drummond, Cristina Rodriguez, Ana C. Silveira, Valéria Hadel e Adriana Araújo.

4 – As coletâneas do Amores proibidos só terão autoras?

Sim. Como eu disse, é um livro escrito por mulheres para mulheres. Assumidamente. É claro que o público masculino pode se interessar e curtir os contos. Nem só de romance vive Meu amor é um Vampiro. Há muito humor e adrenalina também, passagens de arrepiar. Além do mais, a boa literatura rompe qualquer fronteira. Mas a proposta é publicar mulheres, e o que não faltam são boas autoras dentro da literatura fantástica.

5 – Quais são os sites que você tem?

Eric Novello – Atualmente, mantenho meu site pessoal (www.ericnovello.com.br), onde falo dos meus trabalhos e comento literatura, música, cinema, arte e cultura pop em geral. É a minha casa virtual. Também escrevo para o portal de arte Aguarrás (www.aguarras.com.br), que é um jornal cultural bem conhecido. Cheguei a manter o Fantastik por um tempo, mas outros projetos se tornaram prioridade e tirei o portal do ar.

6 – De que maneira as pessoas podem entrar em contato para conhecer mais o seu trabalho?

Eric Novello – Como bom viciado em redes sociais, eu sou um autor bastante acessível. As pessoas podem me procurar no Orkut, Facebook, Twitter (@cericn) ou entrar em contato diretamente pelo meu site, me mandando um e-mail. Sempre respondo todos os que chegam.

7 – Quais são os seus projetos futuros?

Eric Novello – Tem bastante coisa acontecendo no momento, mas prefiro contar só quando forem certezas. O que posso adiantar é que no segundo semestre sai meu novo livro, Neon Azul. É um romance fix-up que narra a vida dos freqüentadores de um barzinho muito peculiar no centro da cidade. A grande brincadeira é trabalhar elementos de fantasia dentro de uma estrutura de literatura do cotidiano. Os personagens fantásticos estão todos lá: há um homem que não dorme, um advogado com cramulhão na garrafa, psicopatas que atravessam espelhos… mas eles são pessoas como eu e você, e podem morar no apartamento do lado. Estou muito orgulhoso do livro. Ele traz os personagens mais densos que já criei e a melhor cena de sexo que já escrevi. Ah! Em breve, sai na coletânea Vaporpunk um conto meu passado na época de D. Pedro II.  É uma mistura divertida de ambientação steampunk com a pegada da fantasia urbana. Os dois publicados pela editora Draco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...