Camila Fernandes vence a 2ª edição do Concurso Hydra

Pela primeira vez com três finalistas femininas, concurso recebeu mais de 150 contos.

Após a leitura de mais de 150 contos inscritos, os juízes da 2ª Edição do Concurso Hydra selecionaram 3 contos finalistas e enviaram para o escritor Orson Scott Card, que definiu o grande campeão. O escolhido do escritor norte-americano foi “A Outra Margem do Rio” da autora Camila Fernandes, anunciado no último final de semana, durante a 3ª Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre. O conto já recebeu sua tradução para o inglês e será publicado na revista eletrônica Orson Scott Card’s InterGalactic Medicine Show. Uma novidade desta edição, é que o conto vencedor também ganhará uma versão em áudio.

Os três finalistas do concurso foram:

nevoas_450_b“A Outra Margem do Rio” de Camila Fernandes, publicado na coleção Reino das Névoas – Contos de Fadas para Adultos, da Tarja Editorial. Camila Fernandes é escritora, preparadora e revisora de textos, também conhecida por seu alter ego Mila F., ilustradora. Tem contos publicados em diversas antologias, como A Fantástica Literatura Queer – Vermelho (2011), Erótica Fantástica (2012) e Bestiário: outras criaturas (2013). Reino das Névoas é seu primeiro livro solo.

“Sol no Coração” de Roberta Spindler, publicado na antologia Solarpunk, da Editora Draco. Roberta Spindler nasceu em Belém do Pará, em 1985. Graduada em publicidade, atualmente trabalha com editora de vídeos. Nerd confessa, adora quadrinhos, games e RPG. Escreve desde a adolescência, sendo apaixonada por literatura fantástica. Tem contos publicados em diversas antologias e é co-autora do romance Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos.

“Mary G.”, de Nikelen Witter, publicado na antologia Autores Fantásticos, da Editora Argonautas. Nikelen Witter é escritora, historiadora e professora universitária. Autora do romance juvenil de fantasia Territórios Invisíveis, também tem contos em diversas antologias e é uma das organizadoras da Odisseia de Literatura Fantástica.

Edmund R. Schubert, editor de IGMs, escreve: “Tive grandes esperanças para o concurso deste ano – agradeço o Christopher Kastensmidt por ter traduzido os três finalistas para eu poder participar da seleção final (Orson é fluente em português mas eu não) – e a qualidade e variedade de ideias foi um prazer. É um privilégio a IGMS estar envolvida nesta parceria, e mandamos as nossas felicitações mais sinceras tanto à vencedora, Camila Fernandes, quanto as outras finalistas, Roberta Spindler e Nikelen Witter.”

Tiago Castro, organizador do concurso diz: “O Brasil tem mostrado cada vez sua qualidade em descobrir novos autores e esta segunda edição nos trouxe uma grata surpresa, com os três contos finalistas escritos por mulheres. Fico feliz de poder participar e organizar tão importante prêmio para a cultura fantástica brasileira.”

1545885_828554267172252_8466696985409527280_n

Entrega dos certificados

Christopher Kastensmidt, idealizador do concurso e tradutor dos contos para o inglês diz: “Agradeço imensamente o apoio da revista InterGalactic Medicine Show, todos os autores participantes, os juízes e o organizador desta versão, Tiago Castro. Cada vez que conseguimos expor o talento brasileiro além das fronteiras nacionais, é uma grande conquista para toda a nossa comunidade.”

O Concurso Hydra, uma parceria entre a revista eletrônica norte-americana Orson Scott Card’s InterGalactic Medicine Show e os websites brasileiros Univsero Insônia e A Bandeira do Elefante e da Arara, visa expor o melhor da literatura fantástica brasileira para leitores em língua inglesa do mundo inteiro. O concurso também contou com a participação dos juízes brasileiros Claudia Fusco (Nerdices – Superinteressante) e Daniel Borba (Além das Estrelas).

Sobre Orson Scott Card’s InterGalactic Medicine Show

Fundada pelo escritor premiado Orson Scott Card, e editada nos últimos oito anos por Edmund R. Schubert, IGMS é uma revista online bimensal premiada que publica contos ilustrados de ficção científica e fantasia, histórias em áudio, entrevistas, resenhas e mais. Autores vão de profissionais como Peter Beagle e David Farland até autores estreantes. O site da revista é www.intergalacticmedicineshow.com.

Sobre A Bandeira do Elefante e da Arara

A Bandeira do Elefante e da Arara (em ingles, The Elephant and Macaw Banner), publicada no Brasil pela Devir Livraria, é uma série premiada de fantasia situada no Brasil colonial. As histórias contam as aventuras de Gerard van Oost e Oludara, uma dupla improvável de heróis que se encontram em Salvador. Mais informações podem ser encontradas no site ABandeira.org.

Sobre o Universo Insônia

O site Universo Insônia publica artigos, notícias e opiniões sobre literatura fantástica, cinema, quadrinhos, séries de TV, jogos analógicos e digitais, desenhos animados e cultura pop fantástica em geral. O principal objetivo do site é divulgar e apoiar os profissionais da área da cultura fantástica brasileira, mas também traz conteúdo sobre as diversas produções internacionais. www.universoinsonia.com.br

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...