Minhas impressões sobre “Cira e o Velho” de Walter Tierno

Durante o Fantasticon 2010, conheci, rapidamente, o autor Walter Tierno que me presenteou com um exemplar do seu livro Cira e o Velho. No evento, ainda tive o prazer de assistir a mesa redonda sobre fantasia da qual ele participou juntamente com Eric Novello, DouglasMCT e Raphael Draccon.

http://leituraescrita.files.wordpress.com/2010/09/capa-de-cira-e-o-velho_baixa-reso.jpgCira e o Velho foi lançando pela Giz Editorial e logo de cara impressiona pelo belo trabalho visual, com desenhos do próprio autor, que também é publicitário, jornalista e ilustrador. Com uma linda capa e desenhos internos bem interessantes, percebe-se uma atenção especial ao projeto gráfico do livro.

Mas vamos ao conteúdo.

O livro conta a história de Cira, a filha do Cobra Norato com a bruxa Guaracy e já começa com o narrador, nos tempos atuais, buscando informações sobre a personagem. A obra trouxe ótimas lembranças dos tempos em que lia Monteiro Lobato, já que o autor brinca de forma bem interessante com personagens do folclore brasileiro e a aventura rola solta durante todo o livro.

O narrador começa sua saga atrás de Cira através de uma figurinha e logo em seguida conhece a Dona Nhá, uma senhora estranha que sabe histórias fantásticas sobre a personagem Cira. A velha também tem uma linguagem bem peculiar. Walter Tierno tomou todo o cuidado para trazer essa linguagem ao livro e confesso que várias vezes li alguns trechos em voz alta para testar a sonoridade daquelas palavras.

Ao longo da leitura vamos conhecendo a bruxa Guaracy (a mãe de Cira) e Maria Caninana, duas personagens igualmente interessantes. Caninana é irmã de Norato, o pai de Cira. Em uma espécie de acordo, Maria Caninana promete suas crias e as crias de seu irmão Norato, o que nos leva ao gancho que proporciona a aparição do Velho, um mercenário que fará de tudo para caçar Cira, a última filha de Norato.

Como mencionei acima, o autor nos leva em uma viagem através do tempo e trata com grande habilidade a cultura brasileira, passando inclusive por Palmares.

Cira e o Velho é um excelente livro de fantasia e aventura, uma leitura mais do que recomendada.

… … …

SOBRE A OBRA

Cobra Norato é um amante da vida. Pelas margens dos rios, espalhou paixões, filhos e filhas. Uma delas é Cira, que nasceu do ventre da bruxa Guaracy. Sua alegria de viver é tão intensa quanto seu ódio pelo homemque a deixou para morrer: o Velho.

Domingos Jorge Velho é um caçador de homens. Ele toma a liberdade dos índios e a entrega aos brancos de além-mar. É um guerreiro, sem outra fé além do ouro e da propriedade.

Cira caminha pelo País que surge, que é desbravado e desmatado. Ela persegue o rastro de Domingos. Ela encontra o ocaso da magia e a ascensão da pólvora. Em Palmares, os inimigos se enfrentarão e, nessa guerra, se descobrirá quem é o proprietário do novo mundo.

… … …

O AUTOR

WALTER TIERNO é ilustrador, jornalista e publicitário. Não necessariamente nesta ordem. Apaixonado por histórias em quadrinhos, romances de fantasia, ficção científica, história e animais. Não necessariamente nesta ordem.

Começou a trabalhar aos 18 anos, pouco antes de se formar técnico em Artes Gráficas pelo SENAI, no departamento de arte da extinta editora Maltese. Aos 21, ingressou na publicidade. Atuou na área por quase vinte anos.

Walter vive em São Paulo, com as paixões de sua vida. A esposa, a filha, os gatos Titus e Sisko e a gata Jolie. O tamanho de seu amor por eles segue necessariamente esta ordem.

… … …

Saiba mais em http://www.ciraeovelho.com.br
Acompanhe o autor também no twitter @waltertierno

E você pode comprar o livro pela Saraiva, clicando aqui.

… … …

http://a1.twimg.com/profile_images/437119069/foto_tiago_reasonably_small.jpg Tiago Castro é publicitário, roteirista, jurado e co-organizador do Concurso Hydra, agitador cultural, aspirante a escritor de literatura fantástica, além de estrategista de comunicação dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.


Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...