Monday, September 16, 2019


Coleção Extraneus

Desde 1996, o site Estronho e Esquésito vem divulgando contos de literatura fantástica, de autores do Brasil e Portugal, assim…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
By Castrinho , in literatura , at 26 de abril de 2010

Desde 1996, o site Estronho e Esquésito vem divulgando contos de literatura fantástica, de autores do Brasil e Portugal, assim como as poesias góticas e grotescas também de autores dos dois países, tendo como marco de um aumento significativo de qualidade e quantidade, a partir de 2004, quando autores que já começavam a ficar conhecidos no cenário da literatura fantástica brasileira, começaram a publicar seus textos no site.

Chegou a hora de ultrapassar a barreira virtual e espalhar o talento de nossos autores no mundo das escritas em papel. A coleção EXTRANEUS é ao mesmo tempo, uma merecida homenagem ao site – que há tanto tempo vem se mantendo no ar, sem apoio, patrocínio ou investimentos de terceiros -, e mais uma ferramenta para divulgação das obras de nossos escritores.

A coleção EXTRANEUS possuirá inicialmente três volumes temáticos, mas que permitem total liberdade de criação por parte dos autores, em relação ao gênero escolhido. Embora o volume 1, pela mistura de dois gêneros de literatura, acabe limitando um pouco a criação, nos volumes 2 e 3 os autores podem soltar a imaginação com o terror, suspense, ficção científica, steampunk, fantasia medieval ou urbana… enfim, qualquer subgênero da literatura fantástica pode figurar entre os contos selecionados.

Como o objetivo principal é a divulgação dos trabalhos e a descoberta de novos talentos, EXTRANEUS não poderia ser uma antologia, ou coleção, paga. Que fique claro aqui, que nada tenho contra essa forma de publicação, pois foi através dela que comecei a publicar meus trabalhos e hoje, além deste projeto, participo de outras antologias que também não geram custos para os autores. Por outro lado todos nós sabemos das dificuldades que nossa literatura enfrenta atualmente e também não é possível (ainda) um projeto desse porte ter uma tiragem inicial numerosa. Encontrei então, numa parceria com a Cidadela Editorial, uma alternativa interessante e econômica (adotada inclusive pela organizadora e escritora Georgette Silen na antologia Histórias Fantásticas). Os Autores NÃO PAGAM para publicar, não são obrigados a adquirir nenhum exemplar (nem mesmo por consignação) e recebem os direitos autorais. Em contrapartida, a impressão é feita sob demanda, ou seja, à medida que forem fechados os pedidos semanais, os livros são enviados para os compradores diretamente pela editora.

E para apimentar mais ainda a coleção e dar a cara do Estronho, que sempre abriu as portas para novos autores, cada volume terá uma combinação de autores convidados e autores selecionados através de concurso.

… … … … … …

# Volume 1: Medieval Sci-Fi

O Volume 1 tem o título de Medieval Sci-Fi, e sua proposta é publicar contos em que os elementos medievais se misturem com os da ficção científica. Os autores terão total liberdade de criação, podendo fazer as misturas que quiserem entre esses dois temas.

Podem ser misturados cavaleiros e dragões, com viagens espaciais, alienígenas, troca de tecnologia e tudo aquilo que envolver esses dois gêneros. Mas é essencial que haja a mistura. Não serão aceitos contos que sejam ambientados em apenas um desses gêneros.

http://www.estronho.com.br/extraneus/images/capa1_500.png

ORGANIZAÇÃO: M. D. AMADO
CAPA: M. D. AMADO
PREFÁCIO: RICHARD DIEGUES

Ainda estamos aguardando a confirmação de alguns autores para o volume 1, mas já temos a presença garantida de:

* ANA CRISTINA RODRIGUES
* GIANPAOLO CELLI
* LEANDRO REIS
* LEONARDO PEZZELLA
* ROBER PINHEIRO
* SIMONE O. MARQUES

… … … … … …

# Volume 2: Quase Inocentes

O Volume 2 tem o título de Quase Inocentes, e sua proposta é publicar contos que envolvam crianças. Podem ser crianças assassinas, psicopatas, vampiras, lobisomens, alienígenas ou o que mais vier à cabeça dos insanos autores. Total liberdade de escrever em qualquer subgênero da literatura fantástica.

http://www.estronho.com.br/extraneus/images/capa2_500.png

Organização e arte da capa: M. D. Amado

Ainda estamos aguardando a confirmação de alguns autores para o volume 2, mas já temos a presença garantida de:

* ADRIANO SIQUEIRA
* ANDRÉ BOZZETTO JR.
* GEORGETTE SILEN
* GIULIA MOON
* JULIANO SASSERON
* LUCIANA FÁTIMA

… … … … … …

# Volume 3: Em Nome de Deus

O Volume 3 tem o título de Em Nome de Deus, e sua proposta é publicar contos que retratam as atrocidades, injustiças e devaneios dos homens em nome de Deus ou de religiões e doutrinas. Até que ponto o ser humano é capaz de usar o nome de Deus para cometer crimes, escravizar povos e promover guerras? Será que isso acontece apenas aqui na Terra? Os autores podem se utilizar de quaisquer subgêneros da literatura fantástica para criar seus textos… E rezem para que não sejam excomungados… Ou que sejam.

http://www.estronho.com.br/extraneus/images/capa3_500.png

ORGANIZAÇÃO: M. D. AMADO
CAPA: M. D. AMADO
PREFÁCIO: ALESSANDRO REIFFER

Presenças confirmadas de todos os autores convidados para o Volume 3:

* ADEMIR PASCALE
* ERIC NOVELLO
* MÔNICA SICCURO
* NANA B. POETISA
* NATACIA ARAÚJO
* NINE
* SUMAYA SARRAN

… … … … … …

Outras informações e regulamento para participar de cada edição acesse: http://www.estronho.com.br/extraneus/index.php/home

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...