Com “capítulo zero”, nova novela da Globo tem início na internet

Olá amigos insones…

E vamos dar uma pequena pausa nos assuntos do gênero fantástico. Calma, calma.. prometo que o post será interessante.

Ao ler a notícia que a nova novela da Globo, “Totalmente Demais”, terá seu início na internet, com um capítulo zero, resolvi falar um pouco sobre os novos rumos que a emissora está tomando para suas produções.

Não é a primeira vez que a Globo utiliza uma estratégia transmídia para divulgar ou potencializar uma de suas produções, mas a simples menção de um capítulo à parte, o tal “capítulo zero” (que já está disponível na internet), pode trazer uma série de reflexões. A principal delas é: O quanto esse capítulo influenciará a trama ou agregará para a produção?

Foto: Ellen Soares

Foto: Ellen Soares

Existe uma grande chance da maioria dos telespectadores da nova novela não assistirem esse episódio, afinal, temos um público diferente para cada uma das mídias. Nesse caso, o capítulo zero não poderia ter grande relevância inicial para a história, pois isso causaria estranheza nos desavisados que consumirão a atração apenas pela televisão (como de costume, iniciando pelo primeiro capítulo). Sem saber ao certo como será o primeiro capítulo de Totalmente Demais, já dá pra ter uma ideia dos rumos da nova trama, ao assistir o vídeo com pouco mais de 6 minutos de duração disponibilizado no site do GShow.

Nesse “capítulo de estreia” temos uma cena interessante, protagonizada por Fábio Assunção e Juliana Paes, respectivamente Arthur e Carolina. Eles estão em um restaurante conversando quando avistam um outro casal, na mesa ao lado. Sem muitos rodeios fazem uma aposta descompromissada, onde o perdedor deve “pagar um mico” em público. Até aí nada demais, porém, após cumprida a aposta, um novo diálogo se segue e o personagem de Fábio Assunção diz:

“Você sabe que é assim, muitas vezes na rua, que se acha uma nova topmodel”

E segue com:

“Eu posso transformar qualquer mulher, razoavelmente bonitinha, em uma modelo de sucesso”.

Logo em seguida corta para uma cena com Eliza, personagem protagonizada por Marina Ruy Barbosa, sonhando com um ensaio fotográfico. E é aí que dá pra ter uma noção de como será a trama da nova novela Global. Eliza, uma garota pobre, vivendo uma vida que odeia e sonhando ser uma modelo famosa. Faz todo sentido com o diálogo de Arthur e Carolina.

Foto: Ellen Soares

Foto: Ellen Soares

Não sei até que ponto e de que maneira esses detalhes serão reapresentados no capítulo de estreia na televisão, mas seria interessante que ficassem apenas no capítulo zero, como um adendo para quem teve a curiosidade de assisti-lo.

Também seria mais surpreendente se a trama seguisse por um outro rumo e essa pimenta jogada no capítulo apresentado na internet fosse a base para um plot twist dentro da novela. Acho difícil, acredito que essa será a linha condutora da novela, mas vamos aguardar o desenrolar da trama para conferir. Uma coisa é certa, eu, que não sou um grande apreciador de novelas, fiquei instigado a acompanhar a trama. Resta saber se conseguirei.

Assista o capítulo zero de Totalmente Demais em http://gshow.globo.com/tv/noticia/2015/11/totalmente-demais-lanca-capitulo-zero-assista.html.

 

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...