Eventos

Como foi o Fantasticon 2010

Aconteceu no último final de semana (dias 27, 28 e 29 de agosto) a quarta edição do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica. Assim como no ano passado, o evento ocorreu na Biblioteca Temática Viriato Correa, na Vila Mariana em São Paulo. Infelizmente, devido a forte gripe que me pegou de surpresa nos últimos dias, só pude comparecer ao evento no domingo, dia 29, o último dia.

Cerca de uma hora antes do evento começar a fila já estava grande fora da biblioteca, explicada principalmente devido a primeira atração do dia, a oficina do autor André Vianco sobre como montar a estrutura de um romance de fantasia. Da mesma maneira que 2009, a oficina do autor aconteceu no espaço temático da biblioteca e reuniu mais de 70 pessoas.

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_03.jpg
A fila já estava grande antes da abertura da biblioteca

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_01.jpg
Oficina com André Vianco

Paralela a oficina do André Vianco, acontecia do auditório da biblioteca, a paletra “História Alternativa – As diversas encruzilhadas” com o autor Gerson Lodi-Ribeiro. Infelizmente, um problema com o equipamento de vídeo impossibilitou Gerson de passar as imagens que ele havia trazido, mas não o impediu de realizar uma palestra bem interessante. Entre outros assuntos, Gerson explicou um pouco sobre a diferença entre História Alternativa e História Oculta.

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_02.jpg
Moonshadows com diversos títulos a venda (olha a cara de bad boy do DouglasMCT)

Logo em seguida, as 12h30, fui o mediador da mesa-redonda “Multimeios – Alternativas para a literatura fantástica” juntamente com Christopher Kastensmidt, Luiz Ehlers e Eduardo Spohr. Falamos um pouco sobre o uso dos diversos tipos de mídia para divulgação e produção de literatura fantástica. Luiz Ehlers é um dos editores da revista virtual Fantastica, que está em sua segunda edição. Ele falou um pouco sobre a revista e puxou o assunto para os book trailers. Christopher Kastensmidt, que já foi diretor da gigante dos games Ubisoft, falou um pouco sobre o mercado internacional, sobre o cuidado com o uso dos book trailers, pois um book trailer mal feito pode destruir uma obra e citou alguns cases de transmedia storyteller, como Matrix por exemplo. Como transmedia é um assunto que gosto bastante continuei no assunto citando outros casos interessantes. E para fechar a mesa Eduardo Spohr falou um pouco sobre seu livro A Batalha do Apocalipse e alguns artifícios que usou para a divulgação, como um episódio do podcast Nerdcast (do site Jovem Nerd) que foi inteiramente sobre o livro. E eu não poderia deixar de citar nesse bate papo o nosso parceiro insone Adriano Siqueira, o autor mais Multimeios do Brasil.

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_05.jpg
Eduardo Spohr autografando meu exemplar de A Batalha do Apocalipse

Logo após a mesa redonda fui almoçar juntamente com Christopher Kastensmidt na pastelaria Croc 30 que fica na rua da Biblioteca. A dica foi dada pelo escritor e jornalista Sérgio “House” Pereira Couto que circulava pelo evento não parando em nenhuma das mesas, rsrs! Valeu a dica Sérgio, o pastel é muito bom! Lá encontramos a Maya Hatai da Giz Editorial que acabou almoçando conosco.

Na parte da tarde assisti a mesa “Perguntas e respostas sobre o gênero fantasia no Brasil” com os autores Eric Novello, Raphael Draccon, Douglas MCT e Walter Tierno. A mesa do Quarteto Fantástico foi bem interessante e rendeu algumas boas risadas. As piadas do mediador Eric Novello saiam uma atrás da outra e o Raphael Draccon discursava com uma calma inigualável e com palavras emocionantes. O autor Douglas MCT fez questão de deixar claro que estava nervoso, mas se saiu muito bem!

Esse ano tivemos o Concurso de Contos Fantasticon, com a personagem M como tema dos contos. Eu iria entregar o prêmio ao vencedor, mas como tive que deixar o evento um pouco mais cedo, por motivos pessoais, o Silvio Alexandre fez a entrega do super kit de livros. O vencedor do concurso foi o autor Leandro Reis com seu conto Matilha. [para ler o conto vencedor acesse o site do Fantasticon]

Claro que o ponto forte do evento é a confraternização e a festa literária. Na edição desse ano pude conhecer várias pessoas interessantes como o Eduardo Spohr, Luiz Ehlers, Christopher Kastensmidt, Nazarethe Fonseca, Maya Hatai (da Giz Editorial), o Douglas MCT e muitos outros e reencontrar outras que não via há algum tempo como o Adriano Siqueira, Eric Novello, o André Vianco, Sérgio Pereira Couto, Rober Pinheiro, entre outros também.

Mas minha conclusão após um dia inteiro no Fantasticon é que a Biblioteca Viriato Correa está ficando pequena para o que se tornou o evento, um grande sucesso!

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_04.jpg
Fantasticon IV – sucesso total!

Parabéns a todos os envolvidos!

Tiago Castro

… … …

Algumas frases interessantes deixadas no twitter sobre o evento:

“Saudade do @fantasticon 2010 !!!” (@paulonoriega)

“Eu adorei a @fantasticon. Achei um barato conhecer algumas pessoas e rever outras, de verdade.” (@eduardospohr)

“Até o próximo @fantasticon, e que a literatura Fantástica faça cada vez mais sucesso! *.*” (@Leona_Volpe)

“E das frases memoráveis ficam, de @elephantmacaw: 10% de um pouco é sempre muito maior do que 100% de nada.” (@EdgardSFp)

“E o pior: ano que vem é a última chance de ir à @fantasticon, já que o mundo acaba em 2012…” (@CiriloSL)

“Dá pra parar de falar da @fantasticon porque vcs tão me deixando DEPRIMIDO?” (@joserobertov)

“@fantasticon é o evento mais maravilhoso de todos os tempos” (@CarolChiovatto)

“A Viriato está ficando pequena para o @fantasticon. Esse ano estava super lotado. Parabéns, @silvioalex pelo evento. Achei Fantástico mesmo!” (@richarddiegues)

“AMEI o @fantasticon. Conhecimento + contatos + pessoas muito muito queridas” (@anacarolinars)

“A morena @lidiazuin desbancará a loura @crislasaits como musa da FC brasileira jovem? Importa +: mulheres escrevem FC.” (@RSCauso)

… … …

# Vídeos


Oficina com André Vianco


Momentos engraçados com Eric Novello

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Castrinho
Publicitário, estrategista de conteúdo, contador de histórias, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.
http://castrinho.com.br

5 thoughts on “Como foi o Fantasticon 2010”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.