Sunday, August 25, 2019


Como foi o Fantasticon 2010

Aconteceu no último final de semana (dias 27, 28 e 29 de agosto) a quarta edição do Fantasticon – Simpósio…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
By Castrinho , in Eventos , at 1 de setembro de 2010

Aconteceu no último final de semana (dias 27, 28 e 29 de agosto) a quarta edição do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica. Assim como no ano passado, o evento ocorreu na Biblioteca Temática Viriato Correa, na Vila Mariana em São Paulo. Infelizmente, devido a forte gripe que me pegou de surpresa nos últimos dias, só pude comparecer ao evento no domingo, dia 29, o último dia.

Cerca de uma hora antes do evento começar a fila já estava grande fora da biblioteca, explicada principalmente devido a primeira atração do dia, a oficina do autor André Vianco sobre como montar a estrutura de um romance de fantasia. Da mesma maneira que 2009, a oficina do autor aconteceu no espaço temático da biblioteca e reuniu mais de 70 pessoas.

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_03.jpg
A fila já estava grande antes da abertura da biblioteca

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_01.jpg
Oficina com André Vianco

Paralela a oficina do André Vianco, acontecia do auditório da biblioteca, a paletra “História Alternativa – As diversas encruzilhadas” com o autor Gerson Lodi-Ribeiro. Infelizmente, um problema com o equipamento de vídeo impossibilitou Gerson de passar as imagens que ele havia trazido, mas não o impediu de realizar uma palestra bem interessante. Entre outros assuntos, Gerson explicou um pouco sobre a diferença entre História Alternativa e História Oculta.

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_02.jpg
Moonshadows com diversos títulos a venda (olha a cara de bad boy do DouglasMCT)

Logo em seguida, as 12h30, fui o mediador da mesa-redonda “Multimeios – Alternativas para a literatura fantástica” juntamente com Christopher Kastensmidt, Luiz Ehlers e Eduardo Spohr. Falamos um pouco sobre o uso dos diversos tipos de mídia para divulgação e produção de literatura fantástica. Luiz Ehlers é um dos editores da revista virtual Fantastica, que está em sua segunda edição. Ele falou um pouco sobre a revista e puxou o assunto para os book trailers. Christopher Kastensmidt, que já foi diretor da gigante dos games Ubisoft, falou um pouco sobre o mercado internacional, sobre o cuidado com o uso dos book trailers, pois um book trailer mal feito pode destruir uma obra e citou alguns cases de transmedia storyteller, como Matrix por exemplo. Como transmedia é um assunto que gosto bastante continuei no assunto citando outros casos interessantes. E para fechar a mesa Eduardo Spohr falou um pouco sobre seu livro A Batalha do Apocalipse e alguns artifícios que usou para a divulgação, como um episódio do podcast Nerdcast (do site Jovem Nerd) que foi inteiramente sobre o livro. E eu não poderia deixar de citar nesse bate papo o nosso parceiro insone Adriano Siqueira, o autor mais Multimeios do Brasil.

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_05.jpg
Eduardo Spohr autografando meu exemplar de A Batalha do Apocalipse

Logo após a mesa redonda fui almoçar juntamente com Christopher Kastensmidt na pastelaria Croc 30 que fica na rua da Biblioteca. A dica foi dada pelo escritor e jornalista Sérgio “House” Pereira Couto que circulava pelo evento não parando em nenhuma das mesas, rsrs! Valeu a dica Sérgio, o pastel é muito bom! Lá encontramos a Maya Hatai da Giz Editorial que acabou almoçando conosco.

Na parte da tarde assisti a mesa “Perguntas e respostas sobre o gênero fantasia no Brasil” com os autores Eric Novello, Raphael Draccon, Douglas MCT e Walter Tierno. A mesa do Quarteto Fantástico foi bem interessante e rendeu algumas boas risadas. As piadas do mediador Eric Novello saiam uma atrás da outra e o Raphael Draccon discursava com uma calma inigualável e com palavras emocionantes. O autor Douglas MCT fez questão de deixar claro que estava nervoso, mas se saiu muito bem!

Esse ano tivemos o Concurso de Contos Fantasticon, com a personagem M como tema dos contos. Eu iria entregar o prêmio ao vencedor, mas como tive que deixar o evento um pouco mais cedo, por motivos pessoais, o Silvio Alexandre fez a entrega do super kit de livros. O vencedor do concurso foi o autor Leandro Reis com seu conto Matilha. [para ler o conto vencedor acesse o site do Fantasticon]

Claro que o ponto forte do evento é a confraternização e a festa literária. Na edição desse ano pude conhecer várias pessoas interessantes como o Eduardo Spohr, Luiz Ehlers, Christopher Kastensmidt, Nazarethe Fonseca, Maya Hatai (da Giz Editorial), o Douglas MCT e muitos outros e reencontrar outras que não via há algum tempo como o Adriano Siqueira, Eric Novello, o André Vianco, Sérgio Pereira Couto, Rober Pinheiro, entre outros também.

Mas minha conclusão após um dia inteiro no Fantasticon é que a Biblioteca Viriato Correa está ficando pequena para o que se tornou o evento, um grande sucesso!

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/fantasticon2010_04.jpg
Fantasticon IV – sucesso total!

Parabéns a todos os envolvidos!

Tiago Castro

… … …

Algumas frases interessantes deixadas no twitter sobre o evento:

“Saudade do @fantasticon 2010 !!!” (@paulonoriega)

“Eu adorei a @fantasticon. Achei um barato conhecer algumas pessoas e rever outras, de verdade.” (@eduardospohr)

“Até o próximo @fantasticon, e que a literatura Fantástica faça cada vez mais sucesso! *.*” (@Leona_Volpe)

“E das frases memoráveis ficam, de @elephantmacaw: 10% de um pouco é sempre muito maior do que 100% de nada.” (@EdgardSFp)

“E o pior: ano que vem é a última chance de ir à @fantasticon, já que o mundo acaba em 2012…” (@CiriloSL)

“Dá pra parar de falar da @fantasticon porque vcs tão me deixando DEPRIMIDO?” (@joserobertov)

“@fantasticon é o evento mais maravilhoso de todos os tempos” (@CarolChiovatto)

“A Viriato está ficando pequena para o @fantasticon. Esse ano estava super lotado. Parabéns, @silvioalex pelo evento. Achei Fantástico mesmo!” (@richarddiegues)

“AMEI o @fantasticon. Conhecimento + contatos + pessoas muito muito queridas” (@anacarolinars)

“A morena @lidiazuin desbancará a loura @crislasaits como musa da FC brasileira jovem? Importa +: mulheres escrevem FC.” (@RSCauso)

… … …

# Vídeos


Oficina com André Vianco


Momentos engraçados com Eric Novello

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.