Estabelecendo um Cenário de Campanha para World of Darkness

http://files.g4tv.com/ImageDb3/251577_S/World-of-Darkness-MMO-Revealed.jpg

Bom, como é de costume, a maioria dos narradores de World of Darkness, Vampiro ou Lobisomem (isso serve tanto para versão antiga quando nova dos jogos) preparam um cenário para iniciar suas aventuras. Segue então aqui algumas dicas para preparação de sua campanha ou uma reestruturação para seus jogos.

Criar é prático

http://philgamer.files.wordpress.com/2009/12/1101-1.jpgAcreditem escolher uma cidade ou região aonde vai se passar suas historias é mais simples quando o narrador simplesmente cria. Usar grandes cidades do mundo real é tentador (como NY, Chicago ou Los Angeles por exemplo), mas tenha em mente que a liberdade de criar um local ou cidade para ambientar seu jogo lhe dá chance de sustentar um jogo com muito mais opções.

Primeiro determine quais são os distritos principais da cidade. Apenas descreva superficialmente como eles são e o que podem ter neles, como o Centro, a Periferia, a Área Nobre, Ermos, Distritos Industriais, um Porto, Áreas Residenciais, Centros Empresarias, Centros Urbanos, Ferrovias Abandonadas, Favelas e etc.

Histórico

Comece a pensar em como a cidade era na época das colônias, e como a cidade se desenvolveu. Quais são os personagens históricos mais importantes e qual sua relação com o desenvolvimento da cidade e da região.

Passado dos Pdms

Nessa parte comece a pensar em quais personagens (sejam eles vampiros ou lobisomens por exemplo) existiam na região ou como eles chegaram, nesse ponto é interessante mostrar como a influência das criaturas das trevas influenciaram a cidade até os dias de hoje dentro da campanha.

Criação de Pdms

Essa parte pode assustar os narradores a princípio. Mas tenham em mente que é necessário apenas a criação de uma parte dos pdms da campanha, geralmente os personagens que os jogadores vão interagir mais durante as sessões de jogo. Uma boa maneira de criar pdms e usar o próprio background dos personagens dos jogadores e encaixar senhores, aliados, parentes, rivais, amantes e inimigos.
Isso torna o jogo interessante para os jogadores, já que o narrador esta levando em consideração que os personagens do grupo são o foco do jogo.

Trama

A trama tem um papel fundamental no cenário do jogo. Estabelecer as motivações dos pdms pode dar ao narrador um mapa de como as coisas podem se desenrolar dentro da campanha. Assim que as motivações básicas dos pdms estiverem definidas o narrador vai saber como reagir com cada pdm em relação as interações dos personagens dos jogadores e os acontecimentos dentro da campanha.

http://www.blogcdn.com/massively.joystiq.com/media/2010/08/wodrumor.jpg

Acolha a Motivação dos Personagens

Deixe que a motivação dos próprios personagens dos jogadores dê o rítmo para suas sessões de jogo. Nunca ignore os desejos de seu jogador, ao invés disso tente encaixar as motivações dos jogadores com as motivações dos pdms, com isso pode se criar boas cenas de intriga, alianças inesperadas, traições e reações diversas de seus jogadores. Faça os inimigos se tornarem aliados temporários e aliados próximos traidores potenciais. Talvez o jogador esteja lhe entregando um bom plot com a motivação do personagem, o segredo é adaptar essa motivação com o resto da historia que você quer contar.

Aplique as Qualidades do Personagem no Contexto da Campanha

É muito frustrante para o jogador ter seu personagem ignorado na campanha, transforme as qualidades do personagem do jogador em algo vantajoso para sessão de jogo. Se o personagem for um trapaceiro coloque uma cena em que sua lábia pode salvar seus aliados ou prejudicar um inimigo, se o personagem for um místico estabeleça um enigma arcano que deve ser desvendado dando uma pista valiosa para o personagem, ou caso o personagem seja dotado de boas capacidades sociais deixe que ele tenha a oportunidade de resolver uma disputa política ou defender alguém por meio de sua manipulação ou liderança. Se isso for feito com pequenas doses todas as sessões os jogadores reconheceram que suas habilidades são úteis e ele não perdeu tempo fazendo um personagem com aptidões ignoradas pelo narrador.

http://fc06.deviantart.net/fs26/f/2008/111/c/3/Back_Lane___World_of_Darkness__by_Nurkhular.jpgPergunte a Eles

Sim, pergunte aos seus jogadores o que eles querem nas sessões e na campanha, pode parecer uma dica boba, mas ela funciona. As vezes os jogadores tem espectativas completamente diferentes da campanha, se o narrador sabe o que cada jogador busca em seu jogo ele pode estabelecer ligações entre a trama principal do jogo e a motivação de cada personagem, o segredo é dar ao jogador aquilo que eles querem, porem cabe ao narrador estabelecer como aquela motivação específica do personagem do jogador pode se encaixar com o contexto da campanha.

Conclusão

Bom, seguindo essas dicas o narrador pode fazer alguns jogadores ficarem mais interessados por seu personagem, o cenário e os pdms. É sempre importante estabelecer a importância de todos os personagens dos jogadores para eles se manterem motivados dentro da campanha. Apenas garanta que eles tenham o que desejavam quando criaram seus personagens e eles vão se divertir tanto quanto o narrador.

… … …

http://universoinsonia.com.br/img_in/ulisses_m.jpgUlisses Gomes do Prado é um mero mortal com nome de herói, formado em Publicidade e Propaganda, narrador veterano de D&D e World of Darkness, hardgamer de PS3 e “Marvelmaníaco”. Gosta de criar roteiros fantásticos, cinema, animações, boa comida e de literatura fantástica, seus autores favoritos são Tolkien, Cornwell e R.A.Salvatore.

… … …

Ulisses Gomes do Prado e um mero mortal com nome de herói, formado em Publicidade e Propaganda, narrador veterano de D&D e World of Darkness, hardgamer de PS3 e “Marvelmaníaco”. Gosta de criar roteiros fantásticos, cinema, animações, boa comida e de literatura fantástica, seus autores favoritos são Tolkien, Cornwell e R.A.Salvatore.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...