[EVENTOS] Como foi o 5º encontro Fontes da Ficção

Ontem (28-11-2009) aconteceu mais um encontro Fontes da Ficção, organizado pelos escritores Nelson Magrini (Anjo: a Face do Mal e Relâmpagos de Sangue), J. Modesto (Trevas e Anhangá: a Fúria do Demônio) e James Andrade (Getsêmani: a Verdade Oculta).

O tema desta edição foi Produção Cultural Vampírica com a participação especial de Lord A (dj, pesquisador, ilustrador e escritor), que esteve presente juntamente com Lady Agatha Deea.

O evento ainda contou com a presença do jornalista e escritor Sérgio Pereira Couto (Sociedades Secretas, Investigação Criminal e HELP – A Lenda de Beatlemaníaco), do escritor Renato Azevedo (De Roswell à Varginha), do escritor e caçador de vampiros Adriano Siqueira (Amor Vampiro) e uma rápida participação de Silvio Alexandre, idealizador e organizador do evento Fantasticon.

Como sempre, algumas conversas antes do início do evento renderam boas risadas ou informações interessantes. Desta vez um papo sobre a segunda guerra mundial e o poder bélico alemão daquela época foi o papo que rendeu algum tempo de informações sobre esse acontecimento da história da humanidade. As risadas ficaram por conta de uma narrativa de Lord A, sobre um estranho pedido de um policial militar em uma noite dessas … mas essa, fica só para quem esteve no evento.

Como a maioria dos participantes já se conheciam, não tivemos as tradicionais apresentações, apenas uma rápida apresentação de alguns participantes a Lord A, que ainda não conhecia alguns dos presentes.

Como já era previsto, o bate-papo sobre vampiros partiu para o tema Crepúsculo e algumas discussões sobre a obra de Stephanie Mayer e sua adaptação para o cinema tomaram boa parte do evento. Ainda conversamos um pouco sobre os livros e a série O Diário do Vampiro, True Blood, entre outros.

Dentre os assuntos discutidos em torno de Crepúsculo, o grande destaque ficou por conta da cena do vampiro Edward Cullen “brilhando” no sol, cheio de purpurina. Lord A nos contou sobre uma experiência que teve em uma palestra com a presença de membros do fã clube brasileiro de Crepúsculo onde foi aplaudido quando criticou a adaptação desta cena do livro para o cinema.

Lord A ainda contou um pouco sobre a subcultura vampírica e a importância dos livros de Crepúsculo para o cenário vampírico, principalmente quando o assunto é a literatura. James Andrade levantou a questão sobre a obra de Stephanie Mayer deturpar ou acabar com o tradicional mito do vampiro, mas no fim, chegamos a conclusão que tudo depende da reação do mercado. Se novas obras ao estilo Drácula ou Entrevista com o Vampiro continuarem surgindo, Crepúsculo será apenas mais uma série vampírica entre muitas outras que temos por aí.

Outro assunto abordado no encontro foi a participação dos autores em programas como SuperPop da Luciana Gimenez. Algum tempo atrás Adriano Siqueira esteve no programa falando sobre vampiros e pode, ao final do programa, fazer uma pequena propaganda do livro Amor Vampiro, antologia de contos da Giz Editorial. De acordo com Adriano e J. Modesto, o livro já foi para segunda edição e devido a divulgação no programa rendeu encomendas recheadas por parte das grandes livrarias.

E como é tradição, o encontro terminou com o sorteio dos livros Anjo: a Face do Mal, de Nelson Magrini e Amor Vampiro, com contos de vários autores. Os ganhadores foram Renato Azevedo e Lady Agatha respectivamente.

Também recebi das mãos de Sérgio Pereira Couto, o livro Help – A Lenda de um Beatlemaníaco (vide post anterior) que em breve ganhará uma resenha por aqui.

Gostaria de parabenizar os organizadores Nelson Magrini, J. Modesto e James Andrade por mais esse agradável encontro. Agradeço também Ségio Pereira Couto pelo exemplar de Help e a presença de Lord A e Lady Agatha que nos brindaram com a visão de especialistas da subcultura vampírica sobre o tema do evento.

… … …

por Tiago Castro
contato@tiagocastro.com.br

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...