[EVENTOS] Falando de Imaginários …

O imaginário da literatura de gênero brasileira em discussão.

A cultura pop brasileira é muito rica e tem em seu folclore e dimensão continental matéria para muitas discussões. Porém, é também influenciada pela cultura pop ocidental e, com mais força recentemente, pela oriental. A velocidade atual das comunicações acelerou as chegadas dessas influências, que vêm através de diversos meios, e continuam ajudando na criação de uma literatura de gênero brasileira heterogênea e que tem conquistado mais espaço, graças às facilidades de interação entre os escritores e seu público. A discussão proposta será no sentido de entender como esses produtores de conteúdo veem as influências externas e sua importância na construção da literatura de gênero brasileira, e como têm enfrentado os problemas e aproveitado as vantagens que essa época oferece.
A participação dos organizadores dos volumes 1 e 2 da coleção Imaginários Eric Novello e Tibor Moricz e os autores Alexandre Heredia, Ana Lúcia Merege, Davi M. Gonzales, Gerson Lodi-Ribeiro, Giulia Moon, Martha Argel e Richard Diegues, sob a mediação de Erick Santos Cardoso, falarão de Imaginários, perspectivas e opiniões sobre a literatura de gênero brasileira e responderão a perguntas dos convidados, no final.

Data e local: 28 de novembro, 2009, às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Market Place.
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 – Lojas 222/223/224 – Fone: 11-3474-4033

Participantes

ALEXANDRE HEREDIA (participante de Imaginários vol. 2)
é paulistano desde que nasceu, há 35 anos. Foi co-criador e participante dos três volumes da Coleção Necrópole. Participou também da antologia Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos. Mais recentemente lançou os romances O Legado de Bathory (2007) e Predadores (2008).

ANA LÚCIA MEREGE (participante de Imaginários vol. 1)
é Mestre em Ciência da Informação e trabalha na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Escreve artigos de divulgação sobre História e Literatura e é autora do ensaio Os Contos de Fadas e das novelas O Caçador e O Jogo do Equilíbrio. Atualmente escreve romances de fantasia ambientados no universo de Athelgard, onde reside Kieran de Scyllix.

DAVI M. GONZALES (participante de Imaginários vol. 1)
Engenheiro por formação, especialista em Gestão da Administração Pública. Obteve premiações com seus contos, publicando nas antologias Cidade de Porto Seguro (2009); Prefeitura de Niterói (2008); Academia Niteroiense de Letras (2008); ASES (2007); UNIVAP (2005); Cataratas (2004), entre outros. Dentro da literatura fantástica, participou da Paradigmas 3 (2009); Antologia UFF (2008); FC do B (2007) e Contos Fantásticos, CBJE (2007). Acredita na literatura como forma de entretenimento, talvez a melhor.

ERIC NOVELLO (organizador de Imaginários vol. 1 e 2)
é tradutor, escritor e roteirista. Publicou os romances Dante, o Guardião da Morte e Histórias da Noite Carioca. Participou das coletâneas Necrópole: Histórias de Bruxaria e Paradigmas 1, com contos de fantasia urbana. Escreve críticas de cinema, música e literatura para o jornal de arte Aguarrás. Faz parte do podcast Papo na Estante, mantém o site de literatura fantástica nacional Fantastik.

GERSON LODI-RIBEIRO (participante de Imaginários vol. 1)
autor carioca de FC e história alternativa. Publicou Alienígenas Mitológicos e A Ética da Traição na edição brasileira da Asimov’s. Autor das coletâneas de contos Outras Histórias… (1997), O Vampiro de Nova Holanda (1998), Outros Brasis (2006) e Taikodom: Crônicas (2009). Como editor, organizou as antologias Phantastica Brasiliana (2000) e Como Era Gostosa a Minha Alienígena! (2002). Trabalha desde 2004 como consultor da Hoplon Infotainment, sendo um dos criadores do universo ficcional do jogo online Taikodom.

GIULIA MOON (participante de Imaginários vol. 1)
é paulistana, formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Já foi diretora de arte, ilustradora, diretora de criação e sócia de agência de propaganda. Giulia tem três coletâneas de contos publicadas: Luar de Vampiros (2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy, 2004) e A Dama-Morcega (2006). Participou das coletâneas Amor Vampiro (2008), Território V (2009) e Galeria do Sobrenatural (2009).

MARTHA ARGEL (participante de Imaginários vol. 1)
é doutora em Ecologia e escritora. Seus livros mais recentes são o romance juvenil O Vampiro da Mata Atlântica (2009) e a coletânea crítica O Vampiro Antes de Drácula (2008), que organizou com Humberto Moura Neto.

RICHARD DIEGUES (participante de Imaginários vol. 1)
é escritor profissional e editor. Reside atualmente na cidade de São Paulo. Autor dos livros: Magia – Tomo I (1997), Sob a Luz do Abajur (2007) e Tempos de Algória (2009). Também é organizador e co-autor dos livros Necrópole – Histórias de Vampiros (2005), Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006), Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (2006), Histórias do Tarô (2007), de cinco volumes da Coleção Paradigmas (2009), além de ter participado do Livro Vermelho dos Vampiros (2009).

TIBOR MORICZ (organizador de Imaginários vol. 1 e 2)
filho de húngaros, é um paulistano nascido em 1959. Publicitário e escritor, publicou dois livros: Síndrome de Cérbero (2007) e Fome (2008). Premiado em concursos literários, tem ainda contos publicados em revistas virtuais e em papel.

… … …

Release enviado por Erick Santos (Editora Draco)

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...