[FANTASTICON] Fantasticon 2009 – Segundo dia …

E no domingo o Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica continou a todo vapor.

Logo pela manhã, antes do início do evento, encontrei Richard Diegues, escritor e editor da Tarja Editorial na frente da Biblioteca Viriato Corrêa, onde ficamos batendo um longo papo. Richard comentou um pouco sobre os próximos projetos da Tarja e podemos dizer que vem muita coisa boa por aí, como uma antologia sobre Cyberpunk e outra de New Weired. Falamos um pouco sobre o Steampunk, novo lançamento da Tarja e sobre o evento como um todo. Richard também contou um pouco do seu início como escritor e da maneira como vendia seus livros. Logo depois chegou o escritor André Vianco, perguntando ao Richard sobre o Anuário. Na atual edição do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica tem uma longa entrevista com André Vianco e o livro está fantástico, assim como a edição anterior (2007).

Assisti a primeira oficina, com André Vianco, Como Criar Personagens. O bate-papo com escritores iniciantes, leitores e fãs foi bem interessante. André falou bastante sobre como dar vida para as personagens e técnicas de como criar protagonistas e vilões interessantes e reais para os livros e contos. Dicas como criar uma biografia para cada personagem e não transformá-las em você mesmo foram algumas das citadas durante a palestra.


[ Silvio Alexandre abrindo a oficina de André Vianco ]


[ André Vianco e a oficina Como Criar Personagens ]

Vianco também falou sobre seus próximos trabalhos e bastante sobre seus livros como Bento e Vampiro Rei 1 e 2. Dentro das idéias do autor estão o lançamento de Vampiro Rei 3, uma provável continuação para O Turno da Noite e um livro que fará parte do universo de Os Sete, mas que contará a história dos sete vampiros do D’Ouro quando foram amaldiçoados em Portugal.

Após a oficina André Vianco autografou seus livros, tirou fotos com os leitores e bateu um papo todos que estavam por lá. Lógico, eu como fã e leitor, saí de lá com mais alguns livros autografados (Os Sete, O Caminho do Poço das Lágrimas e O Turno da Noite, vol. 1).


[ André Vianco autografando seus livros e batendo papo com os leitores ]

No domingo ainda tivemos o bate-papo Steampunk e os Novos Rumos da Ficção Científica, com Fábio Fernandes, Gianpaolo Celli e Bruno Accioly, a mesa-redonda O Fantástico na Educação, com Flávia Muniz, Martha Argel, Rosana Rios e Janaína Azevedo, o bate-papo A Literatura Fantástica na América Latina, como Ana Cecília Olmos e Horácio Corral e a palestra As Histórias Desconhecidas de Edgar Allan Poe, com Bráulio Tavares.

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...