Eventos fantasticon

[FANTASTICON] Fantasticon 2009 – Segundo dia …

E no domingo o Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica continou a todo vapor.

Logo pela manhã, antes do início do evento, encontrei Richard Diegues, escritor e editor da Tarja Editorial na frente da Biblioteca Viriato Corrêa, onde ficamos batendo um longo papo. Richard comentou um pouco sobre os próximos projetos da Tarja e podemos dizer que vem muita coisa boa por aí, como uma antologia sobre Cyberpunk e outra de New Weired. Falamos um pouco sobre o Steampunk, novo lançamento da Tarja e sobre o evento como um todo. Richard também contou um pouco do seu início como escritor e da maneira como vendia seus livros. Logo depois chegou o escritor André Vianco, perguntando ao Richard sobre o Anuário. Na atual edição do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica tem uma longa entrevista com André Vianco e o livro está fantástico, assim como a edição anterior (2007).

Assisti a primeira oficina, com André Vianco, Como Criar Personagens. O bate-papo com escritores iniciantes, leitores e fãs foi bem interessante. André falou bastante sobre como dar vida para as personagens e técnicas de como criar protagonistas e vilões interessantes e reais para os livros e contos. Dicas como criar uma biografia para cada personagem e não transformá-las em você mesmo foram algumas das citadas durante a palestra.


[ Silvio Alexandre abrindo a oficina de André Vianco ]


[ André Vianco e a oficina Como Criar Personagens ]

Vianco também falou sobre seus próximos trabalhos e bastante sobre seus livros como Bento e Vampiro Rei 1 e 2. Dentro das idéias do autor estão o lançamento de Vampiro Rei 3, uma provável continuação para O Turno da Noite e um livro que fará parte do universo de Os Sete, mas que contará a história dos sete vampiros do D’Ouro quando foram amaldiçoados em Portugal.

Após a oficina André Vianco autografou seus livros, tirou fotos com os leitores e bateu um papo todos que estavam por lá. Lógico, eu como fã e leitor, saí de lá com mais alguns livros autografados (Os Sete, O Caminho do Poço das Lágrimas e O Turno da Noite, vol. 1).


[ André Vianco autografando seus livros e batendo papo com os leitores ]

No domingo ainda tivemos o bate-papo Steampunk e os Novos Rumos da Ficção Científica, com Fábio Fernandes, Gianpaolo Celli e Bruno Accioly, a mesa-redonda O Fantástico na Educação, com Flávia Muniz, Martha Argel, Rosana Rios e Janaína Azevedo, o bate-papo A Literatura Fantástica na América Latina, como Ana Cecília Olmos e Horácio Corral e a palestra As Histórias Desconhecidas de Edgar Allan Poe, com Bráulio Tavares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Castrinho
Publicitário, estrategista de conteúdo, contador de histórias, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.
http://castrinho.com.br

2 thoughts on “[FANTASTICON] Fantasticon 2009 – Segundo dia …”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.