Independência ou Mortos – Abu Fobiya e Harald Stricker (Nerd Books)

Acabei de ler a graphic novel brazuca Independência ou Mortos, lançada pelo selo Nerd Books, dos nerds Alexandre Ottoni e Deive Pazos, ou Jovem Nerd e Azhagal. Independência ou Mortos é a segunda obra lançada pela Nerd Books com a assinatura de Abu Fobiya e com incríveis desenhos de Harald Stricker, o Android.

A obra retrata um período histórico do Brasil, sua independência, recheada de zumbis e muito humor. Durante as páginas vamos encontrando diversos personagens ilustres de nossa história, como o bobalhão príncipe regente D. João VI, Carlota Joaquina, a Rainha Maria, a Louca, Dom Pedro e Chalaça.

A história começa com a família real fugindo de Portugal rumo ao Brasil por causa do eminente ataque de Napoleão, em 1808. O arco se desenrola ainda na Nau que leva a família até as terras brasileiras e continua já em solo tupiniquim. Em meio a tudo isso temos a infestação de zumbis que assolam tanto a embarcação da família real, quanto o Brasil.

Os textos de Fabio Yabu, ops .. Abu Fobiya estão excelentes. A trama se desenrola de maneira muito divertida e empolgante. Senti falta de um pouco mais de aprofundamento dos personagens. Alguns aparecem rapidamente, ficam um tempo longe da história e depois ressurgem em meio ao conflito, mas acredito que seja natural, por causa do ritmo que a graphic novel pede. Por causa disso, alguns personagens históricos acabam ficando de fora da trama, como a Marquesa de Santos, tão presente nas histórias que envolvem D. Pedro I. Os dois melhores personagens da trama são, o próprio protagonista D. Pedro I e o escravo guerreiro Tigre. Aliás, Tigre é um dos personagens que eu gostaria de ter visto mais explorado na história, achei que ele apareceu pouco, mas todas as cenas que fez parte foram bem interessantes.

As artes também estão fantásticas, com ótimas ilustrações de close dos personagens ou cenas de luta. Achei que os traços mudam um pouco do começo para o final da obra, mas nada que prejudique o talento de Harald Stricker. A capa está brilhante, realmente muito bem feita, com cores de Michel Borges.

A graphic pode ser comprada direto na Nerdstore, a loja oficial do grupo Jovem Nerd http://www.nerdstore.com.br/produto/livro-independencia-ou-mortos.html

 

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...