Lançamento de Extraneus Vol. 01 durante a Jedicon SP

Acontece no próximo dia 20 de novembro, durante a Jedicon em SP, pelo braço editorial do site Estronho & Esquésito o lançamento de um projeto especial do qual tive el gusto de figurar como autor convidado.

Trata-se de “Medieval Sci-Fi”, o primeiro volume da Coleção Extraneus, uma série de livros criados pelo escritor M. D. Amado que sairá pela parceria entre o Selo Estronho e a Editora Literata.

A ideia do projeto, em estreita ligação com o site, era pegar temas totalmente distantes um do outro e criar um mix entre eles. Assim, nasceram três antologias em que figuram autores convidados e participantes selecionados: “Medieval Sci-Fi”, o primeiro, “Quase Inocentes”, o segundo, e “Em Nome de Deus”, o terceiro.

E, de cara, a coleção resolveu [re]unir o passado ao futuro. A proposta do volume um era a criação de contos e histórias em que os elementos medievais se misturassem com os da ficção científica, ou vice-versa, dando total liberdade de criação aos autores participantes. Entre o caldo de ideias poderiam ser misturados cavaleiros e dragões, viagens espaciais, alienígenas, troca de tecnologia e tudo aquilo que envolvesse os dois gêneros. O essencial, mesmo, era que houvesse a mistura.

Junto aos autores Ana Cristina Rodrigues, Gianpaolo Celli, Leandro Reis, Leonardo Pezzella, Renato A. Azevedo e Simone O. Marques acabei aceitando o desafio de criar uma história a partir destes elementos tão discrepantes e o resultado foi o conto “Jogos de Guerra”. Nele, vemos uma típica batalha de conquista sendo travada entre duas forças inimigas. Mas o cenário é um pouco, hum… distinto daqueles que estamos geralmente acostumados a ver. Cavaleiros, soldados, arqueiros e uma fortaleza [quase] inexpugnável, tudo isso sob a ótica de uma tecnologia que está se tornando cada vez mais plausível.

Também participam desse volume os escritores Cirilo S. Lemos, Cláudia Zippin Ferri, Davi M. Gonzáles, Gadiego Silvestrini, Larissa Caruso, Rebis Kramrish e Rudá Almeida.

Abaixo, um pequeno aperitivo:

[Trecho] Conto: Jogos de Guerra

Do alto da colina, dois pares de olhos curiosos observavam o horizonte tomado por cavaleiros e soldados. A fortaleza mais adiante, recortada contra a aridez da montanha, fora sitiada há pouco e, agora, chegara o momento de vencer suas defesas.
A primeira leva de guerreiros se posicionara em frente ao portão principal, apenas aguardando ordens para dar início à ofensiva. Fileiras de arqueiros ocupavam a retaguarda, enquanto a cavalaria permanecia algumas posições mais atrás.

O cenário estava montado. Enquanto os dois comandantes estudavam pela última vez sua estratégia de ataque, do outro lado dos muros, guerreiros corriam para seus postos sobre a amurada, sob as ordens de outros dois pares de olhos atentos. Eles sabiam que, apesar de poderosa, as muralhas do castelo não eram indestrutíveis; defendê-las o máximo possível contra a aproximação do adversário era sumamente necessário.

Uma canção de guerra soou ao longe, precedendo o ressoar característico de centenas de espadas desembainhadas e o tropel surdo de passos pesados, apressados.

Pontes improvisadas foram estendidas sobre o grande fosso, permitindo a passagem das torres de sítio até a primeira muralha. Imediatamente, centenas de dardos cruzaram os céus, atingindo a vanguarda que já ia a bom caminho. Escudos e espadas bloquearam parte da ofensiva, mas não o bastante para evitar uma baixa considerável. A segunda leva avançou sobre a primeira, desta vez contando coma ajuda de arqueiros que derrubaram os principais atiradores inimigos. Após atravessarem o fosso, parte das torres desabaram sobre a rocha fria e dezenas de guerreiros de rostos duros e corações vazios elevaram a batalha do solo para o cimo do primeiro círculo protetor.

— A muralha externa não vai demorar a cair — disse um dos comandantes — Hora de utilizarmos nosso primeiro trunfo”.
Sobre a Obra:
Medieval Sci-Fi [Extraneus – Volume I]
Seleta de Contos
M. D. Amado (Org.)
Selo Estronho & Editora Cidadela
1ª edição / 2010
120 Páginas.

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...