Megalon – fanzine de ficção científica digitalizado

Olá seres storytelicos pensantes dessa imensa rede chamada internet…

Nas últimas semanas estive navegando por alguns sites e arquivos mortos da grande rede mundial de computadores e me deparei com vários fanzines digitais, lançados no início dos anos 2000 em locais de hospedagem como GeoCities, por exemplo. É claro que, muitos deles nem valiam a pena serem lidos. Só uma passada de olho nas primeiras linhas já dava pra perceber o quão ruim eram. Me deparei com um sobre cachorros sem banho, ou algo assim.. arghh.. que mente perturbada cria um fanzine desses?

Meg52Bom, o lance é que esbarrei na edição número 1 de um EXCELENTE (sim, com letras garrafais) fanzine de ficção científica chamado Megalon. E eis que conversando com nosso editor-chefe Tiago Castro, descubro que o tal fanzine ainda é distribuído via e-mail por Marcello Simão Branco, um dos organizadores do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.

Megalon foi uma importante publicação que tinha como objetivo divulgar e desenvolver a ficção científica, horror e fantasia produzidos no Brasil. O fanzine teve 71 edições impressas e foi publicado entre os anos 1988 e 2004.

Aqueles que tiverem interesse em receber as edições podem entrar em contato diretamente com Marcello Branco no e-mail marcellobranco@ig.com.br. Só não tenho certeza se ele distribui todas as edições antigas também ou só as recorrentes. (até o fechamento deste post, a última edição entregue foi a de número 69).

Tive acesso a algumas edições e gostei bastante do material. Recomendo muito pra quem gosta de ficção científica e afins. Torço para que outros trabalhos de resgate desses materiais antigos da cultura fantástica brasileira sejam feito com tanto esmero como esse.

Dr. Storytélico

Uma inteligência artificial que realiza experiências storytélicas transmidiáticas e se manifesta nos mais variados dispositivos eletrônicos… ou não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...