Neon Azul – Eric Novello

Já há algum tempo acompanho os textos e peripércias do autor Eric Novello pela web. Quem acompanha os posts em seu site logo percebe que Eric conhece bastante sobre o mercado editorial e tem muitas ideias relacionadas ao gênero da fantasia. Curioso para ler alguma obra do autor, logo me interessei pelo seu mais recente livro Neon Azul, lançado pela editora Draco.

http://3.bp.blogspot.com/_ahSii2ihvQw/TDXMJshRm7I/AAAAAAAAC08/vcsTLLbObEE/s1600/capa_neon+azul.jpgO estilo e disposição dos contos no livro me fez lembrar o fantástico Fome, do Tibor Moricz, lançado pela Tarja Editorial (você pode ler minhas impressões aqui) onde cada um dos contos se desenrola de maneira independente, porém, são interligados de alguma maneira.

O livro gira em torno da boate Neon Azul, um inferninho por onde circulam as mais estranhas criaturas e também alguns frequentadores mais comuns. O autor brinca com a escrita, passando tanto pela literatura fantástica como pela mainstream. Alguns contos não trazem nada de fantástico, apenas suas narrativas empolgantes e fascinantes.

Apesar de ser um romance fix-up, onde os contos são independentes e podem ser lidos em qualquer ordem, preferi seguir do primeiro ao último e tive uma leitura bastante agradável. O conto que mais chamou a atenção foi o do mendigo Oscar,  o primeiro conto de livro. O contador de histórias que dorme em frente ao Neon Azul nos brinda com passagens de seu passado e coisas que vê em suas noites próximo ao clube ao lado do cachorro Minotauro, até conhecer o Homem.

O Homem, aliás, é o grande lance do livro. Em cada conto que seu nome é mencionado ficamos mais curiosos para saber quem é e porque é tão importante para a história.

Outro personagem bem interessante e misterioso é o … cramulhão! Sim, o cramulhão na garrafa é ainda mais interessante do que seu dono, o advogado Guilherme.

O conto que narra a história do assassino dos espelhos é igualmente interessante, mas um pouco confuso a princípio. É um personagem um pouco estranho e que não me agradou logo de cara, porém, o conto é muito bom!

O autor traz uma  narrativa hora em primeira pessoa, hora em terceira, o que deixa o livro ainda mais interessante.

Posso dizer que Eric Novello é um dos grandes escritores da nossa literatura fantástica. Escrevendo de forma empolgante, o autor consegue prender o leitor em cada passagem do livro. Acredito que o autor tem um cenário de grandes possibilidades em mãos e esperamos uma continuação em breve. O que acha Eric? :)

… … …

SOBRE A OBRA

Um homem que não dorme nunca. Um advogado com um cramulhão na garrafa. Um assassino que atravessa espelhos. Um escritor que não consegue prender sua personagem no papel. Esses são alguns dos frequentadores de Neon Azul, um bar diferente para cada cliente. Escolha o seu lugar, faça o seu pedido. Depois do primeiro drinque, você jamais será o mesmo.

Neon Azul é uma boate onde habitam os seus mais sombrios desejos e tentações. É um lugar diferente, repleto de acontecimentos estranhos, mas que poderia estar na esquina da sua casa ou no caminho entre o trabalho e o metrô. Enquanto acompanha a história do bar e de funcionários e clientes peculiares, descubra que realizar seus desejos pode ter efeitos colaterais imprevisíveis.

Homens de negócio, prostitutas, artistas e boêmios imersos em uma solidão que só quem passeia pela noite já experimentou, um sentimento comum aos que vivem cercados de gente, com um sorriso no rosto e um copo na mão.

Nesse jogo de luzes e sombras que revelam a fantasia e encobrem a realidade, está nas mãos do leitor a decisão de acreditar ou não no que lê e decidir quem conta as verdades e as mentiras ao longo da história.
Assim como o insone gerente do bar, o leitor terá muito o que lembrar quando deitar na cama e fechar os olhos por própria conta e risco.

… … …

O AUTOR

Eric Novello adora escrever sobre os bares, boates e inferninhos que permanecem vivos em sua memória. Em sua fase solar, cuida de um gato imaginário e da coleção de vinis de blues que ainda não começou. É roteirista, aficionado por cinema, principalmente o noir. Adoraria ter o que fazer nas horas vagas, mas antes precisa descobrir como consegui-las.

… … …

Para saber mais sobre o Neon Azul e o autor acesse http://ericnovello.com.br
Acompanhe também o autor no twitter @cericn
Não deixe de conferir também o vídeocast do autor no YouTube.

Você pode comprar o livro pela Saraiva, clicando aqui.

… … …

http://a1.twimg.com/profile_images/437119069/foto_tiago_reasonably_small.jpg Tiago Castro é Estrategista de Conteúdo, Criação e Ideias. Agitador cultural. Aspirante a escritor de literatura fantástica. Pai. Marido. O criador do Universo Insônia e com ideias elevadas à potência máxima!

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...