Cinema

Novo teaser do filme Supernova, baseado no RPG de Marcelo Del Debbio

O diretor Guilherme Tensol disponibilizou um novo teaser do filme SUPERNOVA, drama psicológico inspirado em Arkanum/Trevas, do Marcelo Del Debbio.

O Filme

SUPERNOVA é um drama psicológico ambientado em um antiquado sanatório psiquiátrico. Trata do dilema do Dr. Albert Delacroix, um velho psiquiatra judeu em crise existencial que se vê obrigado a tratar de Eugênia, uma fantástica menina superdotada e esquizofrênica, vítima de misterioso trauma. Cada vez mais envolvido com ela, em sua ânsia de salvar a menina, o médico confronta-se com o buraco negro que é a alma dela e por fim colapsa como uma estrela, vivenciando sua própria supernova pessoal.

A visão do diretor

Não é sempre que um contador de estórias se identifica com aquilo que escreve – mas é exatamente este o caso em SUPERNOVA. Absolutamente escrito de dentro para fora, de certa forma eu sou Eugênia e eu sou Delacroix… Ou, mais precisamente, eu tenho inquietos em mim os tumultos e equilíbrios do encontro entre essas duas forças da natureza: a inteligência criativa do caos, a sabedoria organizadora da ordem.

Eu ainda não cheguei perto de expressar todo meu universo interior em minhas estórias. Eu precisaria de algumas centenas de anos a mais, uma floresta de papel, amigos igualmente longevos e produtores bem ingênuos… Mas uma vez que você suspenda a descrença e aceite a premissa do filme, você perceberá que esta pode ser a estória central da mitologia de um homem – e você estará certo, e me compreenderá então.

SUPERNOVA não é um filme sobre psicoses, antes trata de um resgate: o salvamento do Dr. Delacroix de si mesmo através das psicoses de sua paciente, a genial menina Eugênia – para nós, uma superdotada traumatizada que não se conecta à realidade; para ela, nós é que somos míopes demais…

Em 08 do 08 de 2008 a primeira e única versão do roteiro de SUPERNOVA foi escrita – só não foi mais única porque no save final o arquivo se corrompeu e TODO o trabalho foi perdido. Após o surto, forcei-me a sentar de novo e reescrever de memória. Reescrever melhor, como sempre é o caso nesses casos. Desde então, cada vez mais pessoas interessadas e talentosas vem se juntando ao projeto, todos já ansiosos por sua realização.

E tem o apelo. É bizarro de alguma forma, mas gostamos de Eugênia porque ela diz e faz o que jamais diríamos ou faríamos e mesmo assim somos fascinados por isso, e o descontentamento crônico e a sensação de inutilidade de Delacroix são sintomáticos no nosso mundo atual. É fácil se identificar com ambos, protagonista e antagonista, com o velho e com a menina.

É uma estória existencialista, com certeza, que flerta com vários pensamentos da psicologia e da filosofia, que aborda questões sérias – a legitimidade ou não da luta antimanicomial; o judaísmo e sua inserção no mundo contemporâneo; o poder da psicanálise enquanto ferramenta de cura; os mistérios da genialidade e superdotação; o abuso infantil, tantas vezes velado… Uma boa estória, enfim, que merece, acima de tudo, ser bem contada.

Entrevista com o diretor Guilherme Tensol

… … …

Saiba mais sobre o filme em http://www.projetosupernova.com.br

… … …

http://a1.twimg.com/profile_images/437119069/foto_tiago_reasonably_small.jpg Tiago Castro é Estrategista de Conteúdo, Criação e Ideias. Agitador cultural. Aspirante a escritor de literatura fantástica. Pai. Marido. O criador do Universo Insônia e com ideias elevadas à potência máxima!
No twitter @castrinho

… … …

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Castrinho
Publicitário, estrategista de conteúdo, contador de histórias, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.
http://castrinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.