O Hobbit (J.R.R. Tolkien)

Resenha por Rodrigo Slama
http://cartasaosnativosdomundo.blogspot.com

… … …

http://dharmaspub.files.wordpress.com/2009/02/o-hobbit.jpg

Quem nunca ouviu falar em Gandalf, Frodo, Legolas, Gimli, Aragorn, Bilbo Bolseiro e cia? Pois é, O Senhor dos Anéis, um clássico da literatura universal, conseguiu uma notoriedade sem precedentes pela adaptação ao cinema, por Peter Jackson, e que ganhou nada menos do que 11 Oscars em 2003… Mas isso não é novidade pra ninguém, não é mesmo?

Entretanto, como vocês sabem, não existiria O Senhor dos Anéis sem que se houvesse O Hobbit, que está sendo adaptado ao cinema com produção de Peter Jackson. Mas você conhece o livro? Já teve a oportunidade de saber como o anel foi encontrado por Bilbo? Em como a espada Ferroada chegou até o tio de Frodo, além de saber como ele adquiriu a armadura de mithril?

Tido por muitos como o melhor livro de J. R. R. Tolkien, O Hobbit tem os elementos necessários de um bom e consagrado clássico de fantasia medieval: guerras, magia, jornadas… Que começam a aparecer quando Gandalf, o Cinzento, procura Bilbo Bolseiro, o herói desta aventura, e lhe “oferece” uma missão: ser o ladrão da equipe de 13 anões que seguirão para o extremo leste para tentar reaver um tesouro há muito roubado por um grande dragão vermelho dourado: Smaug.

A equipe, liderada pelo grande Thorin Escudo-de-Carvalho, segue em grandes aventuras, onde enfrentam monstros e maldições, armadilhas e perseguições… A leitura de O Hobbit é imprescindível para os fãs da Saga do Anel, e, dificilmente, vai ter na adaptação, mesmo sendo dos melhores diretores da atualidade em se tratando de adaptação e fantasia, todos os elementos sublimes e importantes da obra de Tolkin, que tem todo um glamour literário. E se você é um dos (loucos) que acha(ra)m a leitura de O Senhor dos Anéis enfadonha e muito detalhista, não se preocupem… O Hobbit é menos denso e possui um ritmo implacável que o prenderá do início ao fim.

E, sem querer me prolongar e contar muitos detalhes do enredo, digo que há uma das maiores e mais bem escritas batalhas de todas as literaturas já lidas por este mero resenhista que voz escreve… e se a equipe do filme conseguir retratá-la, o que de fato acredito, fielmente, nas telonas, será também a mais emocionante e perfeita batalha da história do cinema mundial.

… … …

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img0/21564670_4.jpg

Publicitário, estrategista de conteúdo, organizador do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira e coorganizador dos eventos Fantasticon e Sarau Fantástico.

Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...