Plot Twist em RPG

Depois de um tempo criando mundos fantásticos de fantasia, desenvolvendo tramas urbanas futuristas e investigando forças ocultas em minhas campanhas de RPG, percebi que existe um elemento que deve ser considerado seriamente em qualquer jogo de RPG. O Plot Twist.

O Plot Twist e uma reviravolta dentro do enredo da história, uma abordagem que os roteiristas e escritores usam com grande freqüência em suas obras, com a intenção de prender o publico com um mistério adicional a trama ou para desencadear eventos que leve os personagens da historia o tomarem decisões que alteram completamente o rumo da história em que eles estão envolvidos.

O conceito é simples, porem aplicar o mesmo dentro de uma sessão de jogo, ou melhor, durante o andamento de uma campanha exige um pouco mais de preparação.

http://farm1.static.flickr.com/29/61451054_4e4ee3f668.jpg

Defina o Destino da Campanha

A primeira coisa que um narrador deve fazer para implementar um Plot Twist é definir 3 coisas em seu jogo. Começo, meio e fim. Determine como sua campanha deve começar, como deve ser a “jornada” dos personagens dos jogadores dentro da trama e até aonde isso os levará no final da jornada.

Ter em mente o destino da sua campanha ajuda a organizar melhor suas idéias, para isso tente organizar sua campanha em pequenos arcos com começo, meio e fim. Acreditem mestres, “pequenos arcos de campanha” são ideais para criatividade e disposição tanto de jogadores quanto narradores, vou escrever sobre isso em outra oportunidade.

Mantenha o Segredo

Provavelmente o fator mais importante envolvendo um Plot Twist é a garantia de que nenhum personagem dos jogadores desconfiem de sua existência, a maior parte da graça de apresentar uma alteração no rumo de uma campanha se dá ao fato de ninguém saber que isso vai acontecer.

Estabeleça os Alicerces do Jogo

Tenham em mente quais são os alicerces que mantém seu jogo com verossimilhança. Ou seja, determine quais são os fatores que estabelecem o que os personagens dos jogadores tem como certo, ou seja, a história de uma região, o funcionamento de uma sociedade secreta, a amizade com um parente de um personagem, um mentor, inimigos, aliados ou a origem dos personagens dos jogadores.

Desenvolver sessões de jogo envolvendo esses alicerces e essencial para dar veracidade ao cenário e o andamento da história.
Esses elementos são, basicamente a matéria prima do Plot Twist.

Distorça os Alicerces do Jogo

E aqui que o Plot Twist vai surgir, na alteração dos alicerces do jogo. Quanto mais um personagem do jogador (e os próprios jogadores) tomarem uma informação como certa mais confusos eles ficarão quando descobrirem a verdade por trás dos fatos.

Uma história secreta sobre uma região, uma prática secreta em uma sociedade secreta, a descoberta envolvendo um crime sinistro e um parente dos personagens, um mentor que esconde um segredo terrível, inimigos que estão sendo manipulados para se opor contra o grupo de personagens dos jogadores, aliados que são espiões ou traidores ou segredos sombrios envolvendo a origem de um personagem do grupo são alguns dos vários exemplos envolvendo alterações nos alicerces da campanha de jogo que podem guiar os personagens do grupo para uma direção deferente, dando aos jogadores e seus personagens novas motivações para desenvolverem seus personagens e a história da qual estão participando.

Cuidado com Excesso

Para concluir. Planejar um Plot Twist é uma coisa, colocá-lo em prática e outra.

Certifique-se que sua campanha possui alicerces bem estabelecidos para que eles sejam alterados e que isso desperte o interesse dos personagens dos jogadores, quanto maior a segurança que eles tem relacionado a algum elemento da campanha maior será a reação deles quando esse elemento revelar ser algo completamente diferente do que eles imaginam.

Porem tomem cuidado com o excesso, senão sua campanha vai se tornar um jogo paranóico demais para os jogadores e talvez eles não apreciem a idéia de sempre serem traídos ou se depararem com informações duvidosas o tempo todo. Certifique-se que o Plot Twist seja algo para reacender o interesse dos seus jogadores dentro da campanha e seja utilizado no momento certo.

… … …

http://universoinsonia.com.br/img_in/ulisses_m.jpgUlisses Gomes do Prado é um mero mortal com nome de herói, formado em Publicidade e Propaganda, narrador veterano de D&D e World of Darkness, hardgamer de PS3 e “Marvelmaníaco”. Gosta de criar roteiros fantásticos, cinema, animações, boa comida e de literatura fantástica, seus autores favoritos são Tolkien, Cornwell e R.A.Salvatore.

… … …


Ulisses Gomes do Prado e um mero mortal com nome de herói, formado em Publicidade e Propaganda, narrador veterano de D&D e World of Darkness, hardgamer de PS3 e “Marvelmaníaco”. Gosta de criar roteiros fantásticos, cinema, animações, boa comida e de literatura fantástica, seus autores favoritos são Tolkien, Cornwell e R.A.Salvatore.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...