Wednesday, November 20, 2019


Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2008 (Cesar Silva e Marcello Simão Branco)

O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica é um livro que mostra todo o panorama da literatura fantástica no Brasil no…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
By Castrinho , in Impressões , at 7 de dezembro de 2009

O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica é um livro que mostra todo o panorama da literatura fantástica no Brasil no ano anterior. Esta edição refere-se ao ano de 2008, onde de acordo com os autores, tivemos maior produção de material nacional em ficção científica, horror e fantasia.

Os autores Cesar Silva e Marcello Simão Branco comemoram o bom ano para o gênero fantástico brasileiro, que pela primeira vez superou os estrangeiros em número de lançamentos (inéditos e relançamentos) em 173 contra 155. Os autores ainda destacam que a vertente que mais cresceu foi o horror em relação a 2007.

O capítulo cujo título é Memória e se refere aos autores falecidos no ano de 2008 talvez seja o mais significativo desta edição. No ano de 2008 tivemos o falecimento de personalidades importantes do gênero, como Michael Crichton, o criador do sucesso Parque dos Dinossauros, mundialmente conhecido por sua versões de Steven Spielberg para o cinema. Talvez uns dos nomes mais importantes da ficção científica mundial seja o de Arthur C. Clarke,  que também faleceu em 2008. Os autores do Anuário dedicaram nada menos do que nove páginas em memória do autor, listando inclusive toda sua trajetória e suas obras. Arthur C. Clarke ficou conhecido no mundo por 2001 – Uma Odisséia no Espaço.

Além dos dois importantes autores, tivemos os falecimentos dos quadrinistas Eugênio Colonnese e Gedeone Malagola e um dos nomes mais conhecidos do RPG mundial Gary Gygax, um dos criadores do popular Dungeons & Dragons.

E como já é costume no Anuário muitas resenhas estão presentes nesta edição. Os nacionais: Amor Vampiro (antologia de contos da Giz Editorial), Areia nos Dentes (Antônio Xerxenesky), O Caminho do Poço das Lágrimas (André Vianco), Fábulas do Tempo e da Eternidade (Cristina Lasaits), FCdoB (antologia de contos da Editora Corifeu), Fome (Tibor Moricz), O Par – Uma Novela Amazônica (Roberto de Souza Causo) e A Pulp Fiction de Guimarães Rosa (Braulio Tavares). E os internacionais: Coisas Frágeis (Neil Gaiman), Nevasca (Neil Stephenson) e Tempo Fechado (Bruce Sterling).

Mantendo a tradição, o livro também traz a lista com os periódicos lançados em 2008. Destaques para Portal, organizado por Nelson Oliveira e Terra Incógnita, capitaneada por Fábio Fernandes e Jacques Barcia.

O capítulo Personalidade do Ano traz uma longa entrevista com o autor André Vianco, o mais bem-sucedido escritor brasileiro do gênero fantástico. Vianco fala sobre suas obras, sua relação com a editora Novo Século e o início de sua carreira.

O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica continua sendo uma publicação importantíssima para o cenário fantástico nacional e a Tarja Editorial continua de parabéns pela qualidade gráfica do livro.

Parabéns também aos autores Cesar Silva e Marcello Simão Branco por mais esse belíssimo trabalho.

… … …

por Tiago Castro
contato@tiagocastro.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.