Wednesday, October 23, 2019


Impressões sobre Fábulas do Tempo e da Eternidade (Cristina Lasaits)

Podemos dizer que Cristina Lasaitis marca seu nome na literatura fantástica nacional. Apesar do pouco tempo como escritora, Cristie já…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
By Castrinho , in Impressões literatura , at 24 de julho de 2009 Tags:,

Podemos dizer que Cristina Lasaitis marca seu nome na literatura fantástica nacional. Apesar do pouco tempo como escritora, Cristie já mostra que veio pra ficar e em seu primeiro livro nos brinda com 12 excelentes contos, que se interligam parecendo pertencer a um mesmo universo, porém em tempos distintos, ao mesmo tempo que parecem contos isolados, espalhados pelas 174 páginas do livro.

fabulasA autora escreve sobre o Tempo e a Eternidade com propriedade, usando termos de ficção científica e fantasia como uma veterana no assunto. Na última página do livro, Cristina fala que essa obra é fonte de dois anos de muita pesquisa, leitura, viagens e podemos conferir tudo isso ao longo das páginas nos doze contos presentes.

Dois contos, “Além do Invisível” e “Meia Noite” trazem as influências cyberpunk ao livro Fábulas. O primeiro narra um romance virtual ao melhor estilo Neuromancer e o segundo (último conto do livro) parece pertencer ao mesmo universo do primeiro, fechando o tema iniciado com o conto de abertura do livro.

O segundo conto do livro é “As Asas do Inca”, onde a autora mostra um ganancioso imperador Inca, que se vê obrigado a cruzar a linha do tempo para salvar seu filho. É nesse conto que Cristina descreve uma das passagens mais fantásticas que já li, o momento em que o imperador quebra as barreiras da Eternidade, fazendo uma viagem no tempo, contemplando e ao mesmo tempo deseperando-se com os rumos que o tempo tomou.

Em “Nascidos das Profundezas” somos apresentados a três personagens que encontram alguns nativos dados como extintos e descobrem que o passado pode esconder a chave para o futuro, ao restaurarem antigos equipamentos da chamada Grande Biblioteca.

Um dos contos mais interessantes é “Revés Alquímico”, onde a personagem principal é Glaúcia, uma jovem interiorana que vai a cidade grande para estudar e acaba conhecendo o professor Girandello, que se torna seu orientador. Glaúcia e o professor acabam se envolvendo em uma pesquisa que pode revolucionar a ciência e mudar o mundo.

O livro ainda traz os contos “Assassindo o Tempo” onde Cristina nos apresenta a personagem Claúdia Mansilha, “A Outra Metade”, “Viagem Além do Absoluto”, “De Onde Viemos e Para Onde Vamos”, “Irmão Siameses”, “Caçadores de Anjos” e “Parênteses da Eternidade”.

Uma antologia de contos de ficção realmente fantástica. Cristina Lasaits conseguiu reunir diversos temas em vários contos e colocar tudo em um mesmo livro. Muito bom!

Para adquirir o livro acesse: http://www.tarjalivros.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.